terça-feira, 10 de julho de 2012

TEXTO DO DR EVALDO (CONTINUAÇÃO)

O meu medo é pela falta de políticas para hepatopatia grave!O Varaldo, que estava lá representando as ONGs , foi testemunha que na primeira reunião do novo Comitê Assessor de Hepatites eu levantei a questão de ordem, até então não debatida,da necessidade de termos um levantamento da capacidade assistencial para complicações das hepatites(cirrore,hipertensão portal,hepatocarcino,a,transplante,de medidads de melhorias imediatas e da criação de um subgrupo que abordasse a Carga da Doença associada às hepatites (e sugerí o nome de Jeová para integrá-la.Isso porque tão relevante quanto debater terapia é melhorar assistências às complicações.Disse naquela reunião,e repito aqui,eu,que sou infectologista,nunca encaminhei tantos pacientes para transplante como agora.Pior,vejo meus velhos pacientes morrerem sem esperança ou acesso.Então. é disso que eu tenho medo.Da morte crescente de milhares de brasileiros por conta de cirrose e suas complecações.Da falta de uma política(e ações) claras para enfrentar esse problema.E o que é feito? Um debate e (tímidas) ações em diagnose,prevenção e,sobretudo, assistência baseada em incorporações de IPs.Não é isso.Precisamos de mais! Precisamos agora! Os números mostram que a gestão das hepatites não tem sido um sucesso.As dificuldades de operação, e está aí a carga viral da hepatite B que não me deixa mentir, está aí o verdadeiro "castelo de cartas" assistencial que foi criado pelo suporte dado à diagnose pela Indústria Farmacêutica que não me deixa mentir.Estão aí os nossos companheiros mortos, os que não conhecemos e morreram e, os que morrem sem nem constar nas estatísticas das hepatites que não nos deixam mentir!Dei meu voto de confiança mas o tempo mostra que eu estava certo em ter discordado desde o início.As hepatites,Ministro Padilha,Secretário Jarbas, vão mal e precisam urgentemente da recriação (em bases mais forte e estruturantes)de um Programa Nacional das Hepatites.A incorporação ao Departamento de DST-Aids e Hepatites(?) foi,e é, um enorme insucesso e equívoco! Certamente a próxima data festiva trará o discurso de que o Brasil é um dos pioneiros na incorporção das IPs.Que isso demonstra noso compromisso com a causa!Que as ações ( e aí enumeram-se verbas,metas,planos,etc...\0 demonstram o acerto do Brasil que , a exemplo da Aids, agora enfrenta as Hepatites..\uma claque hipnotizada pelo Poder, ou arregimentada pelos afagos seletivod e egos que precisam do poder para estarem felizes,ou,imobilizadas por uma postura de pseudo-imparcialidadee distanciamento acadêmico-científico aplaudirá.Mas,a dura realidade das opções inadequadas feitas até agora(e que espero a CONITEC ou próprio Ministro revejam)quando em uso na vida real, a falta de uma capilaridade fomentado a iniquidade na assistência e o contínuo crescer das estatísticas morbi-mortalidade trarão um duro choque a quem tiver o trabalho de refletir e observar o macro cenário.(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário